O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 

O CURIÓ

Outro Nome: Avinhado 

Nome Científico: Oryzoborus angolensis

Significado do Nome: Curió significa na linguagem indígena "Amigo do homem". 

Ordem: Passeriformes 

Família: Fringílidas 

Nome em Inglês: Thick-billed (Lesser) Seed Finch

Nome em Espanhol: Semillero Picogueso 

Alimentação no Habitat Natural: Alimenta-se basicamente de alguns insetos, várias sementes, dentre as quais a semente do capim navalha de macaco. 

 

Cor: marrom quando novo. Depois de completar 420 dias suas penas ficam pretas com apenas uma pequena mancha branca na asa e sua barriga e peito fica na cor vinho, a fêmea é marrom com um tom mais claro no peito mesmo quando adulta. 

 

Localização: Todo o Brasil e alguns lugares da América do Sul. Habita as regiões litorâneas brasileiras. 

 

Tempo de Vida: 30 anos no cativeiro (se bem cuidado) e de 8 a 10 anos na vida selvagem.

 

Tamanho: 14 cm. 

 

Época de Acasalamento: Ocorre no mês de setembro até o fim de março. 

 

Fêmea - Início do Período Fértil: 6 meses a 1 ano.

 

Período de Incubação: 12 dias.

 

Números de Ovos: De 1 a 3 ovos por ninhada.

 

Muda (Troca de Penas): Acontece entre março e junho.

O nome Curió na língua tupi guarani significa "Amigo do Homem", pois este pássaro gostava de viver perto da aldeia dos índios. Esta característica de se aproximar do ser humano, a sua elegância, a enorme capacidade de disputar pelo canto quem é o dominador do território, e a enorme qualidade de seu canto, fez do curió um amigo muito estimado entre os criadores e amantes de pássaros em geral. 

O Curió aprende a cantar desde pequeno com o pai, porém, os aconselham que os filhotes ouçam o canto do pai, somente se este canto for perfeito. As aves emitem sons que podem exprimir alegria, tristeza, aviso de alerta, dentre outros. Há uma grande variedade de cantos, e varia de região para região, havendo casos de pássaros que emitem até 40 assobios diferentes.

 

No Brasil já foram encontrados mais de 128 cantos diferentes e, os mais conhecidos são: Praia Grande, Paracambi, Uberaba, Vi te teu, Mateiro (que é o natural do pássaro). Quanto a repetição pode ser de canto curto ou longo levando em consideração o tempo em que executa as suas cantadas ou pelo número de cantos emitidos por cantada, dependendo do critério utilizado pelos criadores e suas associações a fim de avaliar cada exemplar quanto a sua repetição.

 

O curió além de excelente cantor é um imitador nato, por isso, não é aconselhável criá-lo com outras espécies de pássaros, porque ele aprenderá facilmente o canto delas, perdendo assim a pureza de suas notas musicais características. O melhor tempo para o curió aprender a cantar é quando novo, colocando o pássaro para escutar desejado através de equipamento sonoro adequado ou de um mestre (pássaro do plantel que tem o melhor canto). Você pode encontrar mídias contendo gravações de canto de curió, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiçoamento do canto de curiós adultos.


 
 
www.criadourosadanecia.com.br - 2021 - Desenvolvimento: