O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 

O CRIADOURO
O Criadouro Sadan & Cia, de propriedade do criador amador Alexandre Costa de Souza, CTF N° 203.241, leva esse nome em homenagem ao Curió SADAN, adquirido por seu irmão Izidro em São Paulo, quando iniciava uma criação de curiós com o canto PGC. Além do Sadan, Izidro adquiriu outros curiós e o presenteou com o Sadan, ainda pardo, no ano de 1990. Após 1ª muda de preto, o SADAN participou de seu 1º torneio de canto Praia, no município de Itabuna-BA, conquistando a segunda colocação no canto praia e premiado como o melhor curió visitante.
 
Nesse momento, Alexandre foi contaminado pelo "vírus" dos torneios e como na Bahia existiam poucos  na modalidade PGC, começou a disputar com SADAN na modalidade livre, o que fez com que perdesse o canto praia clássico, contudo ganhou diversos prêmios.
 
Apesar de críticas que recebia por criar pássaros de cativeiro, pois os criadores mais antigos ainda defendiam a captura de animais silvestres para ensinar o nosso canto regional Vi téu téu, passou, então, a reproduzir o SADAN, mas os criadores soteropolitanos afirmavam que filhos de curió Praia não aprenderiam Vi téu téu – Que bobagem! Assim foi obrigado a tirar filhos do Sadan, ensiná-los a cantar Vi téu téu e começar a ganhar torneios com eles, passando a ser notado pelos demais criadores e respeitado pela qualidade dos pássaros que apresentava. Por toda essa guerra que enfrentou e pela discórdia que ocorria com a introdução de pássaros de cativeiro nos torneios de Salvador, que foi batizado o curió de Sadan e em conseqüência o criadouro de Sadan & Cia.
 
O Objetivo da sua criação é a preservação da espécie, com foco nos curiós repetidores, de boa voz e com bom índice de aprendizado, procurando agregar sempre boas amizades.
 
Em função disso, procurou introduzir indivíduos com tais características, adquirindo pássaros principalmente das melhores raças de São Paulo e Santa Catarina, na busca incessante de frutos cada vez melhores para alimentar a paixão que é a criação de curiós.

 
 
www.criadourosadanecia.com.br - 2021 - Desenvolvimento: